quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Agentes da Cidadania são empossados em Pacoti


O Município de Pacoti empossou seus Agentes da Cidadania no dia 10 deste mês. A solenidade aconteceu na Sede do Pró-Cidadania, construída recentemente. A Secretária de Administração Cíntia Vieira e demais Secretários, participou do evento representando o Excelentíssimo Senhor Prefeito Francisco Rômulo Cruz Gomes, que na ocasião estava na Posse do Presidente do Tribunal de Contas, Manuel Veras em Fortaleza. O Pró-Cidadania foi Iniciado pelo Governo Estado em 2009 e tem como objetivo proteger a cidadania nos municípios que não contam com o Ronda do Quarteirão. A principal figura do projeto é o Agente de Cidadania. Cabe ao Agente, cooperar com as autoridades municipais na preservação do patrimônio público, bem como uma ação integrada com os órgãos de segurança, por meio de informações sobre locais, pessoas ou situações que possam por em risco os bens públicos e os próprios cidadãos, além de exercerem quaisquer outras atividades de proteção à cidadania, desde que essas ações não sejam atribuições específicas e constitucionais da Polícia Civil, Polícia Militar ou das guardas municipais.

Antes de assumirem suas funções, os Agentes de Cidadania passaram por um curso de capacitação, dimensionado com uma carga horária de 160 horas/aula, constando de disciplinas como, Mediação de Conflitos, Direitos Humanos, Uso Progressivo da Força, Socorros de Urgência, Defesa Pessoal, Ética e Cidadania, Abordagem Sócio-Psicológica do Crime e Telecomunicações e Manuseio de Armas Não Letais. O Estado fica responsável pela infraestrutura, como viaturas, fardamento, armas não-letais e capacitação, além de metade do salário. A outra metade fica sob a responsabilidade da Prefeitura. Os Agentes de Cidadania de Pacoti são: Alair Andrade Bastos, Carlos André Silveira Gomes, Charles Harijam de Sousa Ribeiro, José Roney Feitosa de Oliveira, Jonha Ravena dos Santos Alves, Francisco Erivelton Bezerra da Silva, Jeriane Bezerra da Silva, Francisco Samuel Gomes Araújo, José Tarcísio Moreira Filho e Francisco Uibernam Carvalho da Silva.

Pacoti, 12 de janeiro de 2011.

2 comentários:

SAN PIERE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SAN PIERE disse...

que bom assim a cidade fica mais segura,com certesa todos os agentes sâo bons profissionais mais tem 2 ai que eu posso citar por que eu conheço são: fco erivelton bezerra e jeriane bezerra da silva filhos naturais de pacoti parabens a todos abraços erivelton e jeriane em breve irei ai. assina jares rebouças